Tuesday, June 25, 2013

Fui diagnosticado com doença grave e agora ?!


Durante estes 58 anos de vida fui conhecendo cada vez mais o mundo que nos cerca e o mais importante a mim mesmo. Nunca tinha tido nenhuma doença grave ou mesmo qualquer cirurgia.

Quando ocorre um fato relevante em nossas vidas, principalmente se for na 1a. pessoa o impacto e consequências são imprevisíveis, não temos noção de como a gente vai se comportar e reagir.

Passado este primeiro periodo pós conhecimento da doença grave, fica mais fácil refletir e analisar como me comportei. Novo post vai apresentar a cronologia da doença em meu corpo.

Não é fácil voce tomar conhecimento de laudo médico da biópsia, após endoscopia de rotina para confirmar a eliminação da bactéria H. Pylori, com algo inesperado: adenocarcinoma mucinoso mucocelular, padrão morfohistogenético: indiferenciado Nakamura ou difuso Lauren.

Eu tinha deixado minha esposa no aeroporto na noite anterior para pequena viagem familiar de quatro dias.

No dia seguinte logo cedo, estava sozinho em casa, abri e li o laudo técnico das biópsias da endoscopia. Anteriormente eu havia recebido e lido da colonoscopia, tudo ok, que eu mesmo solicitei ao meu gastro. 

Por que fiz isso ?!
Meu tio e padrinho de uns 75 anos tinha acabado de descobrir um câncer maligno, mas inicial, no cólon. Ele fez cirurgia e está bem, se recuperando.

Como nunca tinha feito este exame, (um erro !!) solicitei fazer dois em um ou seja endoscopia e colonoscopia também.

Sempre fui curioso e "pesquisador", portanto não me surpreendo ter imediatamente entrado no google pesquisando e fazendo triagem (de leigo) e também tomado providências, sozinho, durante a quinta, sexta, sábado e domingo, quando minha esposa retornaria.

No entanto, não posso negar que a medida que ia entendendo a gravidade do tipo do câncer que me acometeu, eu variava pensamentos, se morreria dessa doença ou se haveria uma opção, luz no final do túnel e condições de superar a doença.

Mantive-me calmo e focado buscando o melhor entendimento possível das características, comportamento e consequências da doença. A idéia era ser rápido para entender o básico e agir o mais rápido possível.
Tudo ocorreu muito rápido, as portas foram se abrindo.

No dia seguinte cedo fui ao meu gastro que me recomendou procurar Hosp. A.C. Camargo.
À tarde já estava conversando com meu médico Dr. Wilson, que posteriormente me operaria.

Endendido o quadro da doença e por ela ser inicial, tinha as possibilidades:
1. extração da lesão através de nova endoscopia (antes havia sido medida a lesão que tinha dimensões que permitiam esse procedimento, no entanto pelo tipo de câncer não se enquadrava perfeitamente nos protocolos), feita no Hosp. Sírio Libânes, com médico de origem italiana, chefe do setor e muito simpático. 
Este procedimento não foi bem sucedido.

2. extração parcial ou total do estômago.

Bom, a partir desse ponto, em comum acordo com meu médico, antecipei todos os exames possiveis antes do retorno da minha esposa no domingo a tarde.

Para mim estava claro o que teria que fazer, não tinha opção !!

Me preparei em quando e como contar para os familiares mais próximos: esposa, dois filhos e minha irmã, pais (?!)
Aliás todos compartilharam o antes durante e depois.

Precisei contar algo para alguém, pois estava muito só, escolhi meu primo Ricardo e durante a conversa, num shopping, me emocionei rapidamente, mas foi bom.
Para um dos exames precisava de acompanhante e para não envolver ainda familiares pedi ajuda de meu amigo J.Carlos.
Meu emocional estava sob controle, estava suficientemente informado pelo google e depois pelos médicos.
Estava bem, encarando a realidade mesmo pela gravidade do caso, e mesmo "curtindo" tudo sozinho.

Apos retorno de minha esposa no domingo a tarde, contei tudo a ela, pedi seu apoio (nem precisava) e contei para minha filha e marido, meu filho e esposa, minha irmã e marido.

Bem, tive que fazer a retirada total do estômago, gastrectomia total.

Me concentrei com este núcleo familiar nas diversas providências: plano de saúde, exames e demais procedimentos hospitalares, etc..
Deixei por conta de minha irmã e meu primo divulgarem para os demais familiares.
Isentei meus pais e meu tio recém operado, da realidade, mostrando apenas a "ponta do iceberg"  da operação e pós operatório.
Obrigado aos familiares e amigos que fizeram uma forte corrente de oração para que tudo transcoresse bem comigo.

No comments:

Post a Comment